Exame Zika

(Exame Zika)

O exame é importante para auxiliar o diagnóstico de infecção aguda ou prévia pelo vírus Zika.
Por que fazer este exame? O exame é importante para auxiliar o diagnóstico de infecção aguda ou prévia pelo vírus Zika. Embora todas as pessoas sejam suscetíveis ao vírus, a infecção é mais perigosa para gestantes uma vez que pode causar microcefalia nos fetos em desenvolvimento. Além disso, quando comparada à Dengue e Chikungunya, a doença pelo vírus Zika apresenta um risco maior para o desenvolvimento de complicações neurológicas, como a síndrome de Guillain-Barré.
Quem deve fazer o exame? Pessoas com sintomas de Zika ou que possivelmente foram expostas ao vírus.
Gestantes com ou sem sintomas que possivelmente foram expostas ao vírus.
O que ele detecta? O Teste Hilab Zika IgG/IgM é um imunoensaio cromatográfico rápido para a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM contra o Zika vírus em amostras de sangue total. Esse teste é utilizado como um auxílio no diagnóstico de infecção aguda ou prévia pelo vírus Zika.
Preparação pré-exame
* Não é necessário jejum.
* Para realizar o exame é necessário levar um documento oficial com foto.
Como é feito: o exame é feito de maneira rápida e indolor. Somente uma gota de sangue, obtida de um furo no dedo, já é suficiente para realizá-lo. O exame utiliza o método de teste rápido imunocromatográfico, (complexo antígeno anticorpo) e é enviado ao Laboratório Central, para profissionais de saúde capacitados.
Duração do teste: em média 15 minutos.
Resultado: o laudo pode ser acessado pelo portal ou aplicativo Hilab.