Exame Hipotireoidismo (Tsh)

(Exame Tsh)

O exame é importante na detecção do hipotireoidismo, uma das mais comuns doenças endócrinas.
Por que fazer este exame? O exame é importante para detectar o hipotireoidismo que é uma das doenças endócrinas mais comuns. Quando não tratada, a doença pode levar à redução do desempenho físico e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol no sangue, o que contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Quem deve fazer o exame? O hipotiroidismo é mais frequente em mulheres acima de 35 anos e em pessoas com mais de 60 anos de idade, no entanto, pode acometer qualquer pessoa, independente da idade ou gênero.
Para realizar o exame as seguintes situações devem ser consideradas:
* Mulheres acima de 35 anos;
* Indivíduos com tratamento radioativo prévio para a tireoide (iodo radioativo ou radioterapia externa);
* Cirurgia na tireoide;
* Disfunção tireoidiana prévia;
* Diabetes mellitus tipo 1;
* História pessoal de doença autoimune;
* História familiar de doença tiroidiana;
* Pessoas com síndrome de Down;
* Pessoas com sintomas clínicos de hipotireoidismo, presença de bócio;
* Hiperprolactinemia (excesso na produção do hormônio prolactina);
* Pessoas que apresentam os níveis de colesterol alterados;
* Uso de certas drogas como lítio, amiodarona e interferon alfa.
O Teste Rápido para Hipotireoidismo é uma triagem de hipotireoidismo primário em população adulta e em adolescentes maiores de 12 anos. Não deve ser realizado por gestantes ou recém-nascidos. Também não pode ser utilizado para acompanhamento da farmacoterapia.
Preparação pré-exame:
* Não é necessário jejum.
* Alguns medicamentos como lítio (utilizado para o tratamento de transtorno do humor, como transtorno bipolar e depressão), amiodarona (antiarrítmico) e interferon alfa (utilizado para o tratamento de várias doenças incluindo as hepatites B e C crônicas) alteram a função da tireóide. Verifique se você faz uso de algum desses medicamentos antes de realizar o exame e caso faça, informe o responsável pelo exame.
* Para realizar o exame é necessário levar um documento com foto (carteira de trabalho, identidade, registro no conselho regional da categoria profissional, carteira de motorista ou passaporte).
Como o exame TSH funciona? O exame do TSH é feito de maneira rápida e segura. Somente uma gota de sangue, retirada de um furo no dedo, já é suficiente para realizá-lo. O teste faz a detecção semi quantitativa do TSH no sangue total.
Duração do teste: em média 20 minutos.
Resultado: o laudo pode ser acessado pelo portal ou aplicativo do Hilab.