Exame De Dengue (Igg/Igm)

(Exame De Dengue Igg/Igm)

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Esse vírus causa uma doença febril aguda, na maioria dos casos, os sintomas são leves. No entanto, uma pequena parcela das infecções evolui para a forma grave da doença, que pode levar à morte.
O exame pode ser utilizado tanto para auxiliar no diagnóstico de infecção aguda ou prévia por dengue, quanto para avaliar a indicação de vacina, uma vez que a imunização é indicada somente para indivíduos que já foram infectados pelo vírus e desta forma, apresentam sorologia positiva para a doença.
Indivíduos que tomam a vacina sem ter tido contato prévio com o vírus da dengue têm um risco maior de desenvolver a forma grave da doença.
Quem deve fazer o exame? Pessoas que apresentam sintomas de dengue;
* Avaliação de indicação da vacina contra a dengue (somente aqueles que já foram identificados previamente com a doença, pelo IgG positivo, podem receber a vacina).
O que ele detecta? O exame detecta anticorpos IgM e IgG. Os anticorpos IgM ficam positivos a partir do quinto dia de infecção e indicam contato primário com a dengue, estando presentes até 10 dias após o contato com a doença. Os anticorpos IgG indicam infecção passada, vacinação prévia ou contato secundário, estando presentes no sangue por todo o resto da vida após a primeira infecção.
Preparação pré-exame
* Não é necessário jejum.
* Para realizar o exame é necessário levar um documento oficial com foto.
Como é feito: o exame é feito de maneira rápida e indolor. Somente uma gota de sangue, obtida de um furo no dedo, já é suficiente para realizá-lo. O exame utiliza o método de teste rápido imunocromatográfico, (complexo antígeno anticorpo) e é enviado ao Laboratório Central, para profissionais de saúde capacitados.
Duração do teste: em média 15 minutos.
Resultado: o laudo pode ser acessado pelo portal ou aplicativo Hilab.