Exame Hemoglobina Glicada

(Exame Hemoglobina Glicada)

Os exames de glicemia e hemoglobina glicada medem a quantidade de glicose no sangue.
Por que fazer este exame? O exame é importante para avaliar a concentração média de glicose no sangue, sendo útil para auxiliar no diagnóstico de pré-diabetes e diabetes. Também pode ser utilizado por pacientes diabéticos que desejam monitorar a doença e acompanhar o tratamento.
O que é a Hemoglobina Glicada? A hemoglobina glicada, também conhecida como HbA1C e, mais recentemente, como A1C, reflete o controle glicêmico prévio.
A quantidade de glicose ligada à hemoglobina é diretamente proporcional à concentração média de glicose no sangue. Como os eritrócitos têm um tempo de vida de aproximadamente, 120 dias, a medida da quantidade de glicose ligada à hemoglobina fornece a avaliação do controle glicêmico no período de 90 a 120 dias antes da realização do exame.
Quem deve fazer o exame?
* Diabéticos (para avaliar o controle glicêmico);
* Gestantes;
*Pessoas com sintomas da doença;
* Pressão arterial sustentada acima de 135/80 mmHg; Sobrepeso e 1 ou mais fatores de risco para diabetes (parentes de 1º grau com DM, PA > 140/90, HDL < 35 e/ou TG > 250);
* Pessoas com mais de 45 anos na ausência dos critérios acima;
* Para auxiliar no diagnóstico do diabetes.
Preparação pré-exame
* Não é necessário jejum.
* Para realizar o exame é necessário levar um documento oficial com foto.
Como é feito: o exame é feito de maneira rápida e indolor. Somente uma gota de sangue, retirada de um furo no dedo, já é suficiente para realizá-lo. O exame utiliza o método de teste rápido imunocromatográfico e é enviado ao Laboratório Central, para profissionais capacitados.